FADILESTE - Faculdade de Direito e Ciências Sociais do Leste de Minas

Instruções para a realização da prova

O Processo Seletivo para o primeiro semestre de 2024 será realizado entre os dias 01 de novembro de 2023 e 31 de janeiro de 2024 neste endereço eletrônico

INFORMAÇÕES DO CURSO
Do curso: Direito
Grau: Bacharelado
Vagas: 100
Turmas: 02
Turno: Noturno
Duração: 05 anos

Do Ato de Autorização e Reconhecimento do Curso

PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO
Curso: Direito
AUT/REC: Reconhecido
Natureza: Portaria
Número: 320
Data:12/04/2007
Publicação no Diário da União: 16/04/2007

DA REALIZAÇÃO DA PROVA

A prova de classificação dos candidatos às vagas, será uma redação de caráter eliminatório, com aproveitamento mínimo de 30%.

Na página a seguir, será apresentado um tema da atualidade onde o candidato terá que redigir um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema proposto, selecionando, organizando e relacionando, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa do seu ponto de vista.

Acesse o edital na íntegra clicando aqui.

Redação

O trabalho escravo no Brasil atual: caminhos para a superação
De acordo com o artigo 149 do Código Penal brasileiro, são elementos que caracterizam o trabalho análogo ao de escravo: condições degradantes de trabalho (incompatíveis com a dignidade humana, caracterizadas pela violação de direitos fundamentais coloquem em risco a saúde e a vida do trabalhador), jornada exaustiva (em que o trabalhador é submetido a esforço excessivo ou sobrecarga de trabalho que acarreta a danos à sua saúde ou risco de vida), trabalho forçado (manter a pessoa no serviço através de fraudes, isolamento geográfico, ameaças e violências físicas e psicológicas) e servidão por dívida (fazer o trabalhador contrair ilegalmente um débito e prendê-lo a ele).  Os elementos podem vir juntos ou isoladamente. O termo ?trabalho análogo ao de escravo? deriva do fato de que o trabalho escravo formal foi abolido pela Lei Áurea em 13 de maio de 1888. Até então, o Estado brasileiro tolerava a propriedade de uma pessoa por outra não mais reconhecida pela legislação, o que se tornou ilegal após essa data.  Não é apenas a ausência de liberdade que faz um trabalhador escravo, mas sim de dignidade. Todo ser humano nasce igual em direito à mesma dignidade. E, portanto, nascemos todos com os mesmos direitos fundamentais que, quando violados, nos arrancam dessa condição e nos transformam em coisas, instrumentos descartáveis de trabalho. Quando um trabalhador mantém sua liberdade, mas é excluído de condições mínimas de dignidade, temos também caracterizado trabalho escravo. A partir da leitura do texto motivador e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O trabalho escravo no Brasil atual: caminhos para a superação”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Redação mínimo de 7 linhas de redação e máximo de 30