AÇÃO COMUNITÁRIA

Diálogo com a sociedade – porque a Instituição de Ensino não pode viver isolada.

 

Na Ação Comunitária são mantidos ativos projetos como o "Direito para Todos", em que estudantes do curso de Direito, selecionados por sua notável capacidade retórica, egressos e professores ministram palestras sobre temas específicos para membros da comunidade, reunidos por grupo de interesses.

O Projeto DIREITO PARA TODOS foi instituído pela Coordenação de Extensão da FADILESTE como uma prática efetiva de responsabilidade social, visando a promover o cesso à justiça através do conhecimento dos direitos básicos de cada cidadão. Alunos e professores voluntários trabalham de forma interdisciplinar, com a elaboração de cartilhas, palestras e seminários para a conscientização dos direitos, sobretudo os relacionados às questões jurídicas mais presentes no cotidiano da comunidade.

A partir da realização do Concurso de Oratória, que ocorre anualmente, são selecionados, por meio de critérios objetivos e imparciais, os melhores oradores do grupo discente, que são aqueles que conquistam os primeiros lugares em referido concurso. Em virtude de sua capacidade retórica, estes alunos são convidados a ministrar palestras sobre temas jurídicos de interesse da comunidade, tais como, estatuto do idoso, Lei Maria da Penha, estatuto da criança e do adolescente; planejamento familiar; alimentos, paternidade, Direitos do Consumidor, Direitos Previdenciários, poder político e cidadania; acesso à justiça e mudança social; mulher e ação afirmativa; serviço de solução extrajudicial de conflitos, dentre outros.

A premissa do projeto constitui em fortalecer a cidadania e promover transformação social, levando o conhecimento dos direitos à comunidade.

Uma vez cientes de seus direitos, os membros da comunidade podem se dirigir ao NPJ – Núcleo de Prática Jurídica da FADILESTE, para receber atendimento jurídico gratuito e integral, desde a orientação até o fim da demanda judicial. Além disso, de posse do conhecimento, cada indivíduo passa a ser um cidadão ativo, consciente dos seus direitos e deveres, saindo da inércia quando estes forem violados ou descumpridos. Busca-se formar agentes de cidadania que disseminem o conhecimento recebido para os familiares, amigos e vizinhos.

No que concerne aos acadêmicos que participam do projeto, também eles são despertados para a importância do trabalho voluntário e o papel de responsabilidade social de cada um. Deste modo, a iniciativa atua como veículo transformador não apenas para a comunidade, mas também para o corpo discente, que assume atuação positiva diante da comunidade, alterando-a. Como acréscimo, é alcançada a disseminação do espírito voluntário nos estudantes, alertando-os para o caráter humanista da profissão que pretendem exercer.

As palestras são ministradas no NPJ – Núcleo de Prática Jurídica da FADILESTE, que funciona em casarão centenário localizado no centro de Reduto/MG. Caso solicitado pelo palestrante, são disponibilizados recursos multimídia e audiovisuais para facilitar a compreensão dos ouvintes. São disponibilizados cartilhas impressas para facilitar o acesso da comunidade às informações difundidas durante as palestras.

Em 2014, o projeto pôde alcançar inúmeras pessoas com sua inclusão em um dos programas da Rádio Universitária FM 104,3, que foi realizado semanalmente durante o primeiro semestre.

Projetos como este disseminam conhecimento a toda a comunidade e colaboram para a formação de cidadãos mais conscientes de seus direitos e obrigações.

Cursos de extensão profissionalizantes também são postos à disposição da comunidade, já tendo sido realizadas cursos de informática e de capacitação em diversos setores.

 

 

 Equipe responsável:

 Profa. Ms. Paula Cristina Hott Emerick

Coordenadora de Pós-Graduação e Extensão

Michele Basílio de Ornelas

Assessora de Coordenação