A Revolução de 30 na Zona da Mata Mineira
o caso manhumiriense, de coluna invasora a embate político-religioso
Palavras-chave:
Revolução de 30, Manhumirim, Conflito político-religiosoResumo
Os habitantes da Zona da Mata mineira, no início da década de 1930, passavam por um momento de insatisfação política e de forte crise econômica relacionada à baixa dos preços do seu principal produto, o café. A campanha da Aliança Liberal foi bem articulada na região e angariou contundente apoio, de forma que a derrota de Vargas nas urnas não foi bem recebida e os acontecimentos do emblemático 3 de Outubro obtiveram adesão imediata, sobretudo nas cidades de Carangola e de Manhumirim, de onde partiram colunas em direção ao Espírito Santo, Estado no qual as autoridades mostraram-se relutantes em apoiar a Revolução que se iniciava. O objetivo principal deste artigo é o de buscar compreender, por meio de informações obtidas em relatos preservados no semanário O Lutador, no Livro de Tombo da Paróquia de Manhumirim e no jornal Correio da Manhã quais foram os impactos ocasionados pela Revolução de 30 na cidade de Manhumirim e seus diversos desdobramentos, como a invasão e ocupação de distritos e cidades capixabas, o empastelamento do O Lutador e a exoneração de diversas autoridades municipais, em especial, do presidente da Câmara, Alfredo Soares Lima.
Referências
ACHIAMÉ, Fernando Antônio de Moraes. Elites políticas espírito-santenses e reformismo autoritário (1930-1937). 2005. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2005.
AZZI, Riolando. O início da Restauração católica no Brasil (1920-1930) (II). Síntese Política Econômica Social, v. IV, n. 11, p. 73-101, 1977.
BALESTRERO, Heribaldo L. O povoamento do Espírito Santo: a marcha da penetração do território. Viana: Ed. JEP Gráfica, 2012.
BARBOSA, Vivaldo. Meeiros de café: gente e ocupação da zona proibida do Caparaó. Rio de Janeiro: Revan, 2009.
BOTELHO, Demerval Alves. História de Manhumirim (1808-1924). Belo Horizonte: O Lutador, 2011a.
BOTELHO, Demerval Alves. História de Manhumirim (1924-1947). Belo Horizonte: O Lutador, 2011b.
CABRAL NETO, Joaquim. Caminhos: retratos de um tempo e sua época. Belo Horizonte: Speed Editora, 2004.
CAVALIERI, Ivan Fornazier. Lembranças do passado. Juiz de Fora: Editar Editora Associada, 2002.
FERREIRA, Marieta de Moraes; SÁ PINTO, Surama Conde. A crise dos anos 1920 e a Revolução de 1930. In: FERREIRA. Jorge; DELGADO, Lucília de Almeida Neves. (Org.). O Brasil republicano: O tempo do liberalismo excludente. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
LEAL, J. E. F. A Rota Imperial da Estrada Real: a Estrada São Pedro de Alcântara. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2009.
LEITE, Alessandro da Silva. A ocupação da terra e a estrutura agrária do município de Manhumirim: 1877-1924. 2006. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Severino Sombra, Vassouras, 2006.
LÉONARD, Émile-Guillaume. O protestantismo brasileiro: estudo de eclesiologia e história social. Rio de Janeiro e São Paulo: JUERP/ASTE, 1981.
LIRA, Jorge Buarque. A maçonaria e o cristianismo. São Paulo: Casa Lyra, 1947.
MIRANDA, Antônio Afonso de. Padre Júlio Maria: sua vida e missão. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1957.
RIBEIRO, Boanerges. Igreja evangélica e república brasileira (1989-1930). São Paulo: O Semeador, 1991.
SATHLER, Anderson et al. História da Igreja Presbiteriana de Alto Jequitibá. Belo Horizonte: Betânia, 1991.
SENA, Nicodemo Valim; SILVA, Levy Soares. Estação da Memória: Manhumirim e Alto Jequitibá no tempo da ferrovia. Rio de Janeiro: CBJE, 2014.
SILVEIRA, José Mauro Pires. O café e a Estrada de Ferro Leopoldina: uma confluência de interesses. Revista de Ciências Humanas, v. 9, n. 1, p. 107-117, 2009.
SIMÕES, Daniel Soares. O rebanho de Pedro e os filhos de Lutero: o Pe. Júlio Maria de Lombaerde e a polêmica antiprotestante no Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2008.
SOARES, Fabrício Emerick. Do discurso missionário à prática do poder político: uma análise da atuação do padre Júlio Maria de Lombaerde na paróquia do Senhor Bom Jesus de Manhumirim. 2009. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Severino Sombra, Vassouras, 2009.
SOUZA JÚNIOR, José Pereira de. A recristianização do Brasil: Restauração e Neocristandade Católica na Primeira República (1889-1930). Campo da História, v. 3, n. 1, Caruaru, 2018.
SOUZA, Maria do Carmo Campello. O processo político partidário na Primeira República. In: MOTA, Carlos Guilherme (Org.). Brasil em perspectiva. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
a. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a primeira publicação pela revista, com os devidos créditos.
d. Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).