Sobre a Revista

Foco e escopo da revista

Revista Vox nasce a princípio de uma visível carência, no Brasil, de periódicos de natureza interdisciplinar comprometidos com a divulgação da produção intelectual em torno da sociedade, política e cultura que promova o diálogo entre Ciências Jurídicas, Sociais e Humanas. Uma das dificuldades enfrentadas por discentes e docentes no Brasil é divulgar os resultados parciais e/ou finais obtidos em suas investigações. Diante dessa situação, é imprescindível a adoção de iniciativas no sentido de permitir que os trabalhos acadêmicos sejam compartilhados com a comunidade científica e com a sociedade em geral.

Por essa razão, propomos a criação da Revista Vox, veículo eletrônico de periodicidade semestral voltado para a divulgação das pesquisas desenvolvidas por alunos e professores. A principal finalidade do periódico é constituir um espaço de debate, de discussão que resulte na expansão e promoção do interesse nas pesquisas acadêmicas no Brasil. Além, é claro, de buscar dar voz a trabalhos que primem pela originalidade, criatividade, racionalidade e sensibilidade científica, social e cultural.

Desse modo, este periódico propõe-se a receber trabalhos voltados para temas que versam sobre Direito, política, instituições, sociedade e cultura, desenvolvidos por instituições e profissionais que atuam nas diversas áreas do conhecimento, sob a forma de artigos, ensaios, entrevistas e resenhas.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Políticas de seção

Os números da Revista Vox são organizados em dossiês, artigos de tema livre, ensaios, resenhas e entrevistas. Os dossiês têm por finalidade reunir textos em torno de um tema em comum, de modo a aprofundar um determinado assunto. As resenhas, de natureza crítica, versam sobre livros publicados nos últimos cinco anos. Os ensaios seguem os mesmos padrões dos artigos, porém, são o espaço ideal para experimentações teóricas e de natureza filosófica. Já as entrevistas pretendem dar destaque ao trabalho de pesquisadores, artistas, alunos ou qualquer pessoa que o autor julgue contribuir para as discussões propostas pelo periódico.

Histórico da revista

Revista Vox foi criada em 2015 como um veículo de divulgação das pesquisas realizadas pelo corpo docente e discente da Faculdade de Direito e Ciências Sociais do Leste de Minas (FADILESTE) e de outras instituições.

Fonte de apoio

Faculdade de Direito e Ciências Sociais do Leste de Minas (FADILESTE).