Teoria do Discurso

uma ferramenta de análise dos movimentos sociais e da educação

Autores

  • Oséias Soares Ferreira
  • Cristiane Maria Oliveira Mendonça

Palavras-chave:

Teoria do Discurso, Movimento Social, Accountability

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a Teoria do Discurso elaborada pelos estudiosos Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. Estes pesquisadores fornecem recursos conceituais e interpretativos importantes para o desenvolvimento de pesquisas no campo social e educacional, permitindo múltiplas aberturas e a compreensão da polissemia de significantes em um discurso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem teórica, onde buscou-se a partir da leitura de obras específicas dos autores em questão analisar as contribuições desta corrente teórica para os estudos dos movimentos sociais no Brasil e na análise da política de accountability nas pesquisas em política educacional no país.

Referências

CARDOZO, G. L. O pós-estruturalismo e suas influências nas práticas educacionais: a pesquisa, o currículo e a “desconstrução”. Pensares em Revista, n. 4, p. 118-134, 2014.

FERREIRA, F. A. Para entender a Teoria do Discurso de Ernesto Laclau. Revista Espaço Acadêmico, n. 127, p. 12-18, 2011.

FREDERICO, C. A mudança social no contexto de uma pluralidade de sujeitos políticos: contribuições teóricas de Ernesto Laclau, Chantal Mouffe e Slavoj Zizek para a psicologia política. Revista Psicologia Política, n. 25, p. 571-590, 2009.

LACLAU, E. Emancipação e diferença. Rio de Janeiro: EDURJ, 2011.

LACLAU, E. Inclusão, exclusão e a construção de identidades. In: JUNIOR, A. A.; BURITY, J. A. (org.). Inclusão social, identidade e diferença: perspectivas pós-estruturalistas de análise social. São Paulo: Annablume, 2006, p. 21-37.

LACLAU, E. La razón populista. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2005.

LACLAU, E.; MOUFFE, Chantal. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. São Paulo: Intermeios, 2015.

OLIVEIRA, G. G. S. de. Pluralismo e novas identidades no cristianismo brasileiro. Tese (Doutorado em Sociologia) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.

OLIVEIRA, G. G. S. de; OLIVEIRA, A. L.; MESQUITA, R. G. A teoria do discurso de Laclau e Mouffe e a pesquisa em educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1327-1349, 2013.

PINHO, J. A. G. de; SACRAMENTO, A. R. S. Accountability: já podemos traduzi-la para o português? Revista de Administração Pública, n. 6, p. 1343-1368, 2009.

SCHNEIDER, M. P.; NARDI, E. L. Políticas de accountability em educação: perspectivas sobre avaliação, prestação de contas e responsabilização. Ijuí: Ed. Unijuí, 2019.

SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2022-09-13

Como Citar

Ferreira, O. S., & Mendonça, C. M. O. (2022). Teoria do Discurso: uma ferramenta de análise dos movimentos sociais e da educação. Revista Vox, (14), 81–94. Recuperado de https://www.fadileste.edu.br/revistavox/index.php/revistavox/article/view/19

Edição

Seção

Artigos