Em 28/05/2019 às 14h25

ALUNOS DO 7º PERÍODO REALIZAM AUDIÊNCIA SIMULADA DE MEDIAÇÃO.

A conciliação e a mediação são métodos consensuais de solução de conflitos nos quais as próprias partes são incentivadas a resolver seus conflitos de forma autônoma e harmônica com o auxílio do conciliador ou do mediador, pessoa capacitada e neutra que orienta os envolvidos buscando construir, em conjunto, alternativas para o problema.

O Novo Código de Processo trouxe a realização de audiência de conciliação ou medicação para outro patamar, sendo indispensável sua realização para busca da solução consensual dos conflitos.

Com objetivo de capacitação de seus alunos, a FADILESTE, através do Professor de Direito Civil e Processo Civil, Reinaldo Laviola, realizou no dia 23 de maio, audiência de mediação simulada.

O procedimento foi adotado abordando os ditames legais, com a apresentação de petição inicial, contendo situação hipotética de pedido de divórcio cumulado com guarda, regulamentação de visitas, alimentos e partilha de bens. A audiência foi conduzida pelo Professor Reinaldo, no papel de mediador, que teve como comediador o aluno José Onofre. Os alunos Beatriz e Murilo, como  partes do litígio, foram auxiliados pelas alunas Viviane e Glenda, que fizeram o papel de advogadas.

Abordando todas as questões que envolviam a lide, a audiência simulada teve a duração de 1h 30min., na qual os demais alunos puderam assistir o desenvolvimento de um ato processual de grande importância para resolução dos conflitos que envolvem o cotidiano do Poder Judiciário.