A Alienação Cultural nas Relações Sociais

Davidson José de Sousa Oliveira

Resumo


O presente texto mostra as relações entre a cultura e consumo em massa, apresentando um panorama sociológico das relações entre a indústria da produção ideológico-cultural e a alienação produzida nas relações de consumo, passando por autores clássicos como Engels,  Marx, Baudot e Baumann, e levando a uma compreensão dos meios usados para se produzir dependência econômica e padronização cultural. Procurar-se-á levar o leitor a entender que diariamente produz-se cultura descartável, o que representa uma liquidez nas relações entre a cultura social e a cultura industrial, sem separar as duas, admitindo-as como produto e subproduto, respectivamente

Palavras-chave


Alienação; Dominadores; Tendência; Padronização Cultural; Poder.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Davidson José de Sousa Oliveira

      https://www.sumarios.org/revista/romanitas   http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

Revista Vox é uma publicação eletrônica semestral mantida pela Faculdade de Direito e Ciências Sociais do Leste de Minas (FADILESTE). ISSN: 2359-5183.
Para melhor visualização recomendamos a resolução mínima de 1024 x 768.