O princípio da inafastabilidade da jurisdição e a exigência de prévio requerimento administrativo como condição de procedibilidade
Resumo
O acesso à ordem jurídica justa encontra consagração no artigo 5º inciso XXXV da Constituição Federal. Contudo, contínua intensa a discussão quanto a necessidade da demonstração da presença das condições da ação, especificamente no que concerne ao interesse processual, com a necessidade de prévio requerimento administrativo a fim de comprovar a lesão ao direito pleiteado. Entretanto, evidente a divergência doutrinária e jurisprudencial quanto à prova de prévio requerimento administrativo, inclusive após a decisão do RE 631.240 do Supremo Tribunal Federal. Assim, o presente trabalho visa apresentar os efeitos de citada decisão e a necessidade de afastar o judiciário como fonte primária para resolução dos conflitos.
Palavras-chave
Princípio da inafastabilidade; Requerimento administrativo; Interesse processual; Acesso à ordem jurídica justiça; Meios alternativos de solução de conflitos.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Reinaldo Laviola Verner, Viviane Pereira Moura
Revista Vox é uma publicação eletrônica semestral mantida pela Faculdade de Direito e Ciências Sociais do Leste de Minas (FADILESTE). ISSN: 2359-5183.
Para melhor visualização recomendamos a resolução mínima de 1024 x 768.