Memória e a Antiguidade imaginada: representações do Mundo Antigo e o ensino de História

Hariadne da Penha Soares Bocayuva

Resumo


O presente artigo tem por objetivo discutir as leituras produzidas por professores acerca do Mundo Antigo e da Antiguidade imaginada nas aulas de História, bem como as relações estabelecidas entre as diferentes leituras da Antiguidade, as disputas políticas e as construções identitárias que buscam legitimidade no Mundo Antigo. Buscamos compreender, também, como ocorre a recepção e tratamento da Antiguidade pelos professores de História aos alunos, a fim de identificar a imagem apresentada no ensino de História. Para tanto, utilizaremos depoimentos de quatro professores de História, colhidos por meio da História oral, incitando o máximo possível a memória espontânea.


Palavras-chave


História; Antiguidade; Memória; Representações; História Oral.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Hariadne da Penha Soares Bocayuva

      https://www.sumarios.org/revista/romanitas   http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

Revista Vox é uma publicação eletrônica semestral mantida pela Faculdade de Direito e Ciências Sociais do Leste de Minas (FADILESTE). ISSN: 2359-5183.
Para melhor visualização recomendamos a resolução mínima de 1024 x 768.