O jogo como estratégia de ensino em Ciências da Natureza: abordagem interativa por meio de seminário acadêmico no curso de Pedagogia

Renato de Souza Viana, Gesica Patrícia Gurgel, Rosângela de Jesus Fonseca Silva, Elaine da Penha Martins Gomes

Resumo


Este artigo em formato de relato de experiencia acadêmica, visa mostrar os resultados de possibilidade ao ensinar ciências de forma lúdica por meio dos jogos, nos anos iniciais do ensino fundamental I. A partir da construção da trilha da alimentação saudável e amarelinha da higiene bucal, são mostradas possiblidades de ensino de temas em ciências para além de aulas expositivo-teóricas dentro da própria escola. Para comprovação dos resultados foi seguida a metodologia de Ambrósio (2013) onde o registro fotográfico confirma a prática, a partir de sua descrição. As análises dos resultados vão de encontro ao envolvimento dos envolvidos à construção dos dois instrumentos didáticos para a ministração de aulas, bem como a possibilidade de inovação na inserção de conceitos importantes em ciências da natureza.


Palavras-chave


Jogos; Lúdico; Aprendizagem; Ciências.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Renato de Souza Viana, Gesica Patrícia Gurgel, Rosângela de Jesus Fonseca Silva, Elaine da Penha Martins Gomes

      https://www.sumarios.org/revista/romanitas   http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

Revista Vox é uma publicação eletrônica semestral mantida pela Faculdade de Direito e Ciências Sociais do Leste de Minas (FADILESTE). ISSN: 2359-5183.
Para melhor visualização recomendamos a resolução mínima de 1024 x 768.