Poder disciplinar e inversão funcional da disciplina: uma análise do filme A vida dos outros

Alessandro da Silva Leite

Resumo


O texto analisa o filme A vida dos outros (2006) numa tentativa de demonstrar as condições de possibilidades de abordagens metodológicas e análises das relações de poder, a partir principalmente dos textos de Michel Foucault, Vigiar e Punir (1987) e Microfísica do Poder (1984). Trata-se de um ensaio sobre os dispositivos e efeitos, bem como sobre a resistência e inversão do biopoder, a partir dos referenciais do paradigma indiciário de corte histórico (Ginzburg, 1989) e psicanalítico (Rodrigues, 2014). Explora a hipótese de que no processo de resistir ou de inverter a funcionalidade do poder, além da razão, as emoções podem desempenhar um papel muito importante ainda que, em certos casos, elas não estejam claramente informadas à consciência do indivíduo. Assim, o propósito deste artigo é levar o leitor a refletir e reconhecer que assim como no filme, na condição de personagens da vida real, os dispositivos das dominações ideológicas nos interpelam a todo momento e capturam nossas subjetividades.


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Referências


CERQUEIRA FILHO, Gisálio. Autoritarismo afetivo: a Prússia como sentimento. São Paulo: Escuta, 2005.

COSTA, Jurandir Freire. Violência e psicanálise. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2003.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

_____. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984Vigiar e punir.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

LASCH, Christopher. The culture of narcissism. New York: Warner Books Editions, 1970.

RODRIGUES, Márcia Barros Ferreira. Paradigmas para o século XXI: possibilidades de aplicação do paradigma indiciário de corte psicanalítico às ciências humanas e sociais. Revista Passagens. Rio de Janeiro, vol. 6, n. 2, maio-agosto, Laboratório Cidade e Poder, UFF, p. 234-253.


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