Diretrizes para Autores
Os originais deverão ser inéditos e digitados em Word for Windows, fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, formato A4. Os trabalhos completos terão a dimensão mínima de 12 e a máxima de 25 laudas, incluídas bibliografia e notas de rodapé. Já as resenhas terão a dimensão mínima de 2 e a máxima de 7 laudas, devendo versar sobre livros cuja primeira publicação na língua original não seja superior a cinco anos.. Os textos submetidos à avaliação podem ser redigidos nos seguintes idiomas: português, inglês, espanhol, italiano, alemão e francês.
Com o objetivo de reduzir os custos de publicação, solicitamos aos autores que procedam à revisão ortográfica e gramatical do material a ser apresentado. Nesse sentido, a ausência de revisão detectada pelo Conselho Editorial e Consultivo será motivo para recusa do texto em questão.
Expressões em língua estrangeira, títulos de obras e passagens do texto que o autor deseje destacar devem ser digitados em itálico, evitando-se assim o uso do negrito. Citações no corpo do texto devem ser digitadas entre aspas. Citações acima de três linhas devem compor um novo parágrafo, com recuo de 4 cm à direita e fonte Times New Roman 10, espaçamento simples.
As ilustrações deverão ser digitalizadas em .jpg ou .png, com resolução entre 100 e 150 dpi e inseridas no corpo do próprio texto. Observe-se que as mesmas devem apresentar título, posicionado acima da imagem (Ex.: Figura 1 - Pintura renascentista, século XVI), e abaixo desta, a fonte (Ex.: Fonte: Autor (2016, p. 5).
Logo abaixo do título, e de sua versão em lingua estrangeira, virá o nome do autor, com uma nota de rodapé informando seus dados biográficos (titulação, instituição a qual se encontra filiado, título da pesquisa em andamento, órgão financiador (se for o caso), e e-mail).
Em seguida, deverá ser feito um resumo informativo em português de, no máximo, dez linhas, com versões em inglês, francês, espanhol, alemão ou italiano, explicando o assunto principal do artigo. Após os resumos, serão mencionadas três a cinco palavras-chave em português.
As remissões bibliográficas serão feitas no corpo do próprio texto, contendo o nome do autor seguido da data de publicação da obra e do número da página, separados por vírgulas, como se segue:
- “Não resta dúvida que a capacidade para agir é a mais perigosa de todas as aptidões e possibilidades humanas” (ARENDT, 1972, p. 95).
- Segundo Revel (1998, p. 19), a mudança da escala de análise é essencial para a definição da micro-história.
As notas, sempre de natureza explicativa, deverão ser posicionadas no rodapé, jamais ao final do texto.
As referências bibliográficas deverão vir no final do artigo, em ordem alfabética, dispostas do seguinte modo:
Obra completa
ZANETI JÚNIOR, Hermes. A constitucionalização do processo: o modelo Constitucional da Justiça brasileira e as relações entre processo e Constituição. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
Capítulo de obra
MAZZEI, Rodrigo Reis; CHAGAS, Bárbara Seccato Rui. Métodos ou tratamento adequado de conflitos? In: JAYME, Fernando Gonzaga et al. (Org.). Inovações e modificações do Código de Processo Civil: avanços, desafios e perspectivas. Belo Horizonte: Del Rey, 2017, p. 118-141.
Artigo em periódico
MACIEL, Lizete Shizue Bomura; SHIGUNOV NETO, Alexandre. A educação brasileira no período pombalino: uma análise histórica das reformas pombalinas do ensino. Educação e Pesquisa, v. 32, n. 3, p. 465-476, 2006.
Tese, dissertação e monografia
PEROTA, Maria Luiza Loures Rocha. Resgate da memória da Universidade Federal do Espírito Santo: a fotografia como fonte de pesquisa. 1995. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1995.
Trabalho completo publicado em Anais
SIQUEIRA, Silvia Márcia Alves. Considerações sobre o tema mulher na Antiguidade. In: CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDOS CLÁSSICOS, IV, 2001, Ouro Preto. Anais… Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto, 2001, p. 1-10.
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