Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Revista Vox nasce a princípio de uma visível carência, no Brasil, de periódicos de natureza interdisciplinar comprometidos com a divulgação da produção intelectual em torno da sociedade, política e cultura que promova o diálogo entre Ciências Jurídicas, Sociais e Humanas. Uma das dificuldades enfrentadas por discentes e docentes no Brasil é divulgar os resultados parciais e/ou finais obtidos em suas investigações. Diante dessa situação, é imprescindível a adoção de iniciativas no sentido de permitir que os trabalhos acadêmicos sejam compartilhados com a comunidade científica e com a sociedade em geral.

Por essa razão, propomos a criação da Revista Vox, veículo eletrônico de periodicidade semestral voltado para a divulgação das pesquisas desenvolvidas por alunos e professores. A principal finalidade do periódico é constituir um espaço de debate, de discussão que resulte na expansão e promoção do interesse nas pesquisas acadêmicas no Brasil. Além, é claro, de buscar dar voz a trabalhos que primem pela originalidade, criatividade, racionalidade e sensibilidade científica, social e cultural.

Desse modo, este periódico propõe-se a receber trabalhos voltados para temas que versam sobre Direito, política, instituições, sociedade e cultura, desenvolvidos por instituições e profissionais que atuam nas diversas áreas do conhecimento, sob a forma de artigos, ensaios, entrevistas e resenhas.

.

 

Políticas de Seção

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Revista Vox possui um Conselho Consultivo composto por pesquisadores cuja atribuição é analisar, mediante o sistema de blind review, os artigos encaminhados para publicação. Fazem parte do Conselho especialistas em Direito, História, Ciências Sociais, Antropologia e áreas afins, de modo a contemplar tanto a pluralidade teórico-metodológica quanto o caráter interdisciplinar dos estudos envolvendo questões jurídicas, políticas, institucionais, sociais e culturais. A cada membro do Conselho selecionado para avaliação compete emitir parecer a respeito de artigos que versem sobre a sua área de pesquisa. Caso o tema de um texto se revelar tão específico a ponto de não haver, no Conselho Consultivo, um membro com condições satisfatórias de avaliá-lo, cabe ao Conselho Editorial designar um consultor ad hoc. Em caso de reprovação e a critério do Conselho Editorial, o artigo pode ser submetido a uma nova avaliação.

Os trabalhos inscritos serão enviados para avaliação por, no mínimo, um membro do Conselho Editorial ou Consultivo da revista. Os trabalhos avaliados receberão os seguintes conceitos: AprovadoAprovado com restrições e Reprovado.

O autor do trabalho inscrito poderá acompanhar o status de sua submissão no endereço eletrônico http://www.fadileste.edu.br.

Quando o trabalho for considerado Aprovado com restrições, seu (s) autor (es) será (ão) informado (s), via e-mail, das restrições e terá o prazo de 15 (quinze) dias para realizar as alterações necessárias e sugeridas e reenviar o trabalho para a Revista Vox. Caso esse prazo não seja cumprido, o trabalho receberá, automaticamente, o conceito de Reprovado

Os trabalhos aprovados serão publicados, conforme a demanda da Revista Vox no que tange aos processos de editoração, elaboração da arte gráfica e publicação online da revista. Assim, os trabalhos selecionados poderão ser publicados, imediatamente, ou poderão ficar em espera para publicação em edições posteriores.

 

Periodicidade

Revista Vox é um veículo de divulgação científica de periodicidade semestral, recebendo contribuições mediante o sistema de fluxo contínuo.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Políticas de seção

Os números da Revista Vox são organizados em dossiês, artigos de tema livre, ensaios, resenhas e entrevistas. Os dossiês têm por finalidade reunir textos em torno de um tema em comum, de modo a aprofundar um determinado assunto. As resenhas, de natureza crítica, versam sobre livros publicados nos últimos cinco anos. Os ensaios seguem os mesmos padrões dos artigos, porém, são o espaço ideal para experimentações teóricas e de natureza filosófica. Já as entrevistas pretendem dar destaque ao trabalho de pesquisadores, artistas, alunos ou qualquer pessoa que o autor julgue contribuir para as discussões propostas pelo periódico.